HOMENAGEM | José Quintela (1946-2020)

— 13.07.2020

José Quintela (1946-2020)


Faleceu o arquitecto José Manuel Quintela da Fonseca, aos 73 anos.


José Quintela foi projectista de mais de meia centena de centros comerciais, entre eles o Centro Colombo, em Lisboa, enquanto coordenador do grupo de projecto da Sonae Sierra.


Formou-se na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa (1970), obteve um MBA na Wharton School, em Filadélfia (1986) e realizou outras formações em Harvard (2001) e em Londres (2010).


A sua ligação ao grupo Sonae Sierra começou em 1990, após o regresso de Angola, país em que foi membro fundador do Sindicato dos Arquitectos (como lembra o arquitecto José Troufa Real), com Vasco Vieira da Costa e João do Canto Lagido. Trabalhou, também, para a Temprano Capital Partners desde 2013 até à actualidade.


Desenhou, com a sua equipa, centros comerciais em países como Espanha, Itália, Grécia, Alemanha, Roménia e Brasil. Argumentava que os centros comerciais são edificações que constroem hábitos urbanos e culturais novos, através do tipo de espaço público simulado que geram. Defendia que os centros comerciais originam a formação de “comportamentos críticos” e fomentam o sentido de “comunidade”.


Na sua concepção, os centros comerciais não venderiam apenas produtos e serviços mas também as experiências relacionadas com as deslocações e as deambulações por estas minicidades artificiais.


Segundo José Troufa Real, José Quintela “granjeou laços fraternais com todos os colegas com quem conviveu desde o tempo da escola no Convento de São Francisco, e por onde passou”.


A Secção Regional do Sul da Ordem dos Arquitectos apresenta sentidas condolências à família, amigos e colegas do arquitecto José Quintela.