​OFICINA CRIATIVA | ATLAS DOMESTICUS - Reunião de pequenos compartimentos super-habitados

A Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos e o colectivo Super Arquitecto promovem mais uma Oficina Criativa de Arquitectura, desta vez a partir de casa: ”ATLAS DOMESTICUS - Reunião de pequenos compartimentos super–habitados" entre os dias 9 e 20 de Abril.


As diversas oficinas criativas que têm vindo a ser desenvolvidos desde 2017 pela OASRS, inserem-se no "Projecto Estratégico Por uma Educação em Arquitectura – PuEmA" que visa fomentar e incentivar o contacto com a arquitectura e compreensão dos espaços em que habitamos, começando pelos mais jovens.

Estrutura desta Oficina Criativa?
Houve um dia em que ruas, praças, largos, lojas, galerias, cinemas e cafés fecharam e todas as pessoas ficaram confinadas às suas casas. Milhares de pessoas abrigadas em milhares de casas.
A casa era todo o espaço de vida e o passar dos dias transformou os seus compartimentos na diversidade espacial possível. Salas, quartos, cozinhas, quintais, casas de banho, sótãos são neste tempo todo o nosso mundo.

E assim com o desdobrar do tempo, agigantaram-se fazendo-nos descobrir pequenas coisas fantásticas escondidas aos olhares distraídos do quotidiano. Possíveis grutas quando espreitávamos debaixo do sofá, grandes montanhas feitas de almofadas sobre as camas, o campo aberto do quintal e as rotas de formigas transportando as migalhas, os mais extraordinários animais.
Esta reunião de compartimentos da casa serviam o mundo espacial de cada um e todos formam um mapa doméstico fantástico que queremos juntos descobrir.

Quem pode participar?
Crianças dos 5 aos 10 anos.

O que vamos fazer?

Propomos a cada "pequeno arquitecto" que escolha o melhor compartimento da sua casa, o seu favorito, e aquele que lhe proporcionou a melhor descoberta ou o momento mais divertido durante este período de isolamento social.

Como vou fazer e que materiais posso usar?
Pedimos que façam um desenho em duas cores diferentes: A preto como esse compartimento é na realidade e a cores como o sentem e vivem.
Podem ser usados os materiais que mais gostarem: lápis, caneta,colagem, aguarela, guache, acrílico, etc. O formato do desenho é livre.

É importante ter em atenção, durante o processo de desenho os aspectos: forma, tamanho, a cor real (preto) e cor(es) sentida(s) no compartimento que estão a explorar.

O desenho deve ser acompanhado de uma pequena descrição em texto onde se explique o espaço escolhido, descreve as actividades que podem ser feitas e os sentimentos associados.

Este descritivo pode estar no próprio desenho ou ser feita em alternativa uma pequena apresentação através de um pequeno vídeo.

Como envio o desenho?
O envio do desenho deve ser feito até dia 20 de abril (inclusivé).
Os desenhos e/ou vídeos devem ser enviados para cultura@oasrs.org com o nome da criança e a idade.
Todos os desenhos e/ou vídeos serão divulgados nas nossas redes sociais e site.

Como me posso inscrever?
A inscrição pode ser feita através do formulário disponibilizado até ao dia 15 de abril.

Participação gratuita.

Para mais esclarecimentos, antes e durante a actividade, contacte Sara Andrade: cultura@oasrs.org.


Programa aqui


INSCREVA-SE AQUI