HOMENAGEM | Michael Sorkin (1948-2020)

— 26.03.2020

O arquitecto e crítico Michael Sorkin faleceu aos 71 anos de idade. Michael Sorkin é a segunda grande perda no mundo da arquitetura devido à pandemia do COVID-19, após a morte do arquiteto italiano Vittorio Gregotti neste mês.


É considerado um dos pensadores, urbanistas e arquitectos mais importante do mundo.


Desde a década de 1980, Sorkin atuou como crítico de arquitetura do The Village Voice em Nova York, além de contribuir com obras críticas para publicações como Architectural Record e The Nation, entre outros. Em 2009, Sorkin publicou Twenty Minutes em Manhattan, um conjunto de reflexões focadas na caminhada de 20 minutos que Sorkin fazia todos os dias de sua casa em Greenwich Village até seu estúdio em Tribeca.


Publicou quase uma dúzia de livros no total, cobrindo tópicos que variam do urbanismo ao muro de fronteira israelita e questões de sustentabilidade, planeamento urbano e história urbana.


Como escritor e crítico, e como autor de centenas de ensaios sobre temas variados, ele tem sido uma tremenda força na ética e na prática da arquitetura contemporânea.


Leccionou em diversas universidades, tendo sido Professor e Diretor do Instituto de Urbanismo da Academia de Belas Artes de Viena, a Cátedra Gensler na Universidade de Cornell, a Cátedra Hyde na Universidade de Nebraska e a Cátedra Saarinen na Universidade de Michigan. Além disso, foi professor em instituições como a Architectural Association, Cooper Union, Harvard University e Columbia University.


Recebeu o prémio Design Mind oferecido pelo National Design Award em 2013 e foi membro do comité de planeamento e projeto de arquitetura da Fundação John Simon Guggenheim em 2015, Sorkin fundou em 2005 a Terreform, onde também atuou como editor-chefe da publicação UR (Urban Research), lançada em 2015 e participou na 1ª Trienal de Arquitectura de Lisboa (2007).


Começou a destacar fenómenos como o das "Megacidades" e demonstrando os novos problemas que este rápido crescimento estaria a trazer.

Nas suas conferências, palestras e livros abordou o problema da distribuição desigual de riqueza nas principais cidades do mundo e mostrou exemplos de como projectar cidades com mais espaços verdes, uma sociedade mais igual e sensível ao meio ambiente.



Vídeos aqui:


- Veja palestra « 2016 - City States: A Lecture by Michael Sorkin - Bengal Institute» AQUI


- Veja entrevista « Michael Sorkin on anthropogenic disasters, 2013» AQUI


- Veja « City Talk: Michael Sorkin, architect and author, 'Twety Minutes in NY" , 2010,» AQUI