• 20.03.2019

    • “Ficção e fabricação: fotografia de arquitectura após a revolução digital” no MAAT

      MAAT (Galeria principal)


      20 março – 19 agosto | 11h-19h (encerra às terças)


      “Ficção e Fabricação reúne quase 50 artistas que constroem e manipulam imagens feitas a partir de objectos e espaços arquitectónicos. Assinalando os 30 anos da invenção do Photoshop e da invasão das ferramentas digitais na produção fotográfica, esta mostra foca o imaginário da arquitectura como tema fulcral de uma prática expandida da fotografia na arte contemporânea. Desde as obras seminais de Andreas Gurski, Thomas Ruff, Jeff Wall ou Thomas Demand até às criações ficcionais de Beate Gütschow, Oliver Boberg ou Isabel Brison, delineia-se um panorama da fotografia de arquitectura que contorna abordagens objectivas e privilegia as efabulações sobre o real entre o olhar cinematográfico, a desconstrução da imagem ou as narrativas mais politizadas. Numa era em que os meios digitais dominam a fabricação de imagens arquitectónicas para consumo mediático, as ficções provenientes do campo artístico surgem aqui como uma alternativa crítica que interroga e amplia a concepção da arquitectura.”




  • 17.05.2019

    • ENCORE 2020

      ENCORE 2020 - Lisboa, LNEC, 12-15 de maio de 2020 - Submissão propostas até 30 setembro 2019


      O que se deve preservar? Como actualizar sem destruir? É viável conservar e reabilitar?

      Os temas propostos para o ENCORE 2020 pretendem colocar em discussão a multiplicidade de aspectos que se entrecruzam no âmbito da intervenção no património construído, procurando, de forma multidisciplinar, caminhos para melhor conservar e reabilitar.

      Convida-se à participação de todos os interessados, através da apresentação de comunicações e posteres, bem como através da discussão dos trabalhos expostos. Encontra-se aberta, até 30 de setembro de 2019, a chamada para submissão de resumos.


      Mais



  • 18.06.2019

    • ​Exposição “Os Ossos da Arquitectura”

      Garagem Sul, CCB, Lisboa

      18 de junho a 15 de setembro 2019

      Curadoria Mario Rinke/ Produzida pelo CCB/Garagem Sul


      Para além dos materiais que dão forma e aparência a um edifício, há pré-condições físicas que permanecem fundamentais – a sua sustentação como um todo e a capacidade de se manter em pé: tal como os animais têm ossos, cada edifício tem uma estrutura.

      Os edifícios têm lógicas internas que não são negligenciáveis, a interconexão dos seus materiais e componentes dá-lhes força e, como consequência, essas lógicas impõem formas, padrões, ordens e constrangimentos.

      Na arquitectura, há uma longa tradição de pensamento que toma a metáfora biomórfica para a estrutura portante, com a construção a tornar-se a anatomia da arquitectura. A ciência, novos materiais e tecnologias têm permitido uma liberdade extra no projecto de edifícios.

      Esta exposição examina a atenção dada à estrutura ao serviço da arquitectura, tal como tem vindo a ser desenvolvida por vários projectistas europeus. Serão apresentados trabalhos e métodos de sete arquitectos e engenheiros que permitem reflectir sobre princípios, regras, estratégias e métodos de concepção estrutural.

      Mais

      Imagem: Bruther. Centro Cultural e Desportivo, Paria, França, 2004


  • 29.06.2019

    • Exposição “A ética das coisas – Bartolomeu Costa Cabral”

      “A ética das coisas – Bartolomeu Costa Cabral Arquitectura 1953-2012” é uma exposição que revisita a carreira do arquitecto.


      Inaugura a 29 de junho, às 11h, no Convento de Cristo, em Tomar.


      Foram seleccionados 18 projectos, de estabelecimentos de ensino a equipamentos diversos, passando pela habitação individual e colectiva, que podem ser vistos nas salas do Noviciado do Convento da Ordem de Cristo.

      O Convento é um espaço intimamente ligado à família do arquitecto, pois foi a última residência do seu avô, Bartolomeu, antes da aquisição do monumento pelo Estado em 1939.

      A exposição decorre de uma parceria entre a Direcção Geral do Património Cultural – Convento de Cristo e a Delegação do Centro da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Sul (que trouxe já ao monumento exposições dos arquitectos Nuno Mateus e José Mateus (ARX Portugal), Souto de Moura, Carrilho da Graça), em conjunto com a Comissão da Festa dos Tabuleiros, e o Instituto Politécnico de Tomar.

      "A Ética das Coisas

      Bartolomeu Costa Cabral Arquitectura 1953 – 2012"
      Salas do Noviciado, Convento de Cristo, Tomar
      29 de junho a 15 de setembro
      9h-17h30

      Mais


    • ​Workshop “Desenho em diário gráfico”

      Museu da Música Portuguesa – Casa Verdades de Faria


      29 junho, 13 julho, 21 setembro, 19 outubro, 10-13h e 15h-17h


      Com João Catarino Ar.Co | ESAD-CR | FBAUL

      Convida-se a um olhar sobre o interior e o exterior da casa projectada por Raul Lino, inicial­mente Torre de S. Patrício, depois Casa Verdades de Faria, e hoje o Museu da Música Portuguesa, e descobrir, através do desenho, pormenores arqui­tectónicos, decorativos e diferentes luminosidades deste espaço quase centenário.


      O workshop destina-se a todas as pessoas com especial interesse pelo desenho com ou sem experiência artística, a partir dos 16 anos.


      Materiais que deve trazer

      Diário gráfico mínimo A5, sem argolas

      Pincéis para aguadas de várias espessuras

      Lápis HB e 4B

      Aguarelas

      Canetas finas pretas water proof


      Inscrições e informações

      mmp@cm-cascais.pt | 214815904 | www.bol.pt




      Programa

      29 JUN

      A CASA NA PAISAGEM

      Exploração do desenho através da mancha para vistas afastadas e de linha de contorno para vistas aproximadas.


      13 JUL

      DE OLHOS POSTOS NA CASA

      Desenho através da linha de contorno e de sobreposições de tonalidades monocromáticas.


      21 SET

      MUSEU DA MÚSICA PORTUGUESA

      Desenho documental e aguadas cromáticas sobre linha de contorno.


      9 OUT

      POR ENTRE AS ÁRVORES Aguarelas sobre vistas parciais, desenho contemplativo enquanto registo de um percurso, desenho de campo field sketching com aproximação ao desenho.

  • 04.07.2019

    • ​Pedro Gomes – A óptica do utilizador

      Appleton Square

      Rua Acácio Paiva, r/c

      Inauguração: 4 julho, 22h

      De 5 de julho a 5 de setembro

      Terça a sábado, 14h-19h


      Curadoria: Sérgio Fazenda Rodrigues


  • 21.07.2019

    • Coimbra Architecture Summer Atelier (CASA)

      21 a 31 julho, Darq, Coimbra

      CASA (Atelier de Verão de Arquitectura de Coimbra) é um workshop intensivo de onze dias, organizado pela Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra.


      Combina módulos práticos e teóricos, concentra-se em vários problemas da cidade de Coimbra, com o objectivo de trabalhar o ambiente construído a partir de seu contexto social, arquitectónico e urbano.


      Consiste principalmente em oficinas de design onde participantes, orientados por tutores, podem desenvolver propostas que respondam aos temas apresentados; e em conferências e debates nos quais conceitos, ideias e projectos são avaliados para fortalecer estratégias.

      “Origem” é o tema principal desta edição inaugural, que inclui três desdobramentos: Vazio, Efémero e Limite.

      + info | aqui, aqui e aqui