EVENTO | Sessão Especial de Filme e Debate

— 05.01.2019

No âmbito de uma parceria entre a OASRS e a Zero em Comportamento e porque a Educação e compreensão das Artes e Arquitectura são temas cada vez mais relevantes, temos o prazer de o convidar para uma Sessão Especial do filme «A Educadora de Infância» seguida de um debate. Esta sessão acontece dia 5 Janeiro (sábado) nos Cinemas UCI do El Corte Inglés pelas 21:30 horas.

O filme é de Sara Colangelo, com Maggie Gyllenhaal, Gael García Bernal e Parker Sevak que chegou aos cinemas portugueses a 3 de Janeiro em colaboração com a Alambique (distribuidora do filme).

O acesso à exibição do filme e ao posterior debate é feito através da compra de um bilhete de cinema, na bilheteira do cinema ou através da bilheteira online.


Evento: https://www.facebook.com/events/508819009628011/


Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Pw9a2WBjPlU


Resumo:
"A EDUCADORA DE INFÂNCIA é sobre o desejo incumprido de ser poeta, é sobre o prodígio, sobre a mediocridade, sobre a tentativa de ver o mundo com outros olhos, sobre a procura da beleza em locais invulgares."


"O filme proporcionou-me a oportunidade única de discutir qual o papel – se é que ele existe – da poesia na vida moderna. Há espaço para beleza, significado e expressões humanas num mundo de smartphones, videojogos e guerras longínquas travadas por telecomando? Trata-se de uma questão vital e penso que é uma reflexão útil para o público." (Sara Colangelo, realizadora, in dossier de imprensa do filme)


"Temos um jovem Mozart. É talentoso.... É preciso apoiá-lo, protegê-lo.(...) O talento é tão raro e tão frágil. A nossa cultura faz tudo para o esmagar. Vivemos numa cultura materialista (numa cultura de telemóveis e jogos vídeo). Que não apoia a arte. Ou a linguagem. Ou a observação. Preocupa-me essa falta de curiosidade. Uma falta de reflexão. Ninguém tem espaço para a poesia." ( Lisa, a Educadora de Infância, no filme)


Debate:
Após o filme acontecerá um debate com 3 oradoras Carla Chambel (Atriz), Rita Castanheira Alves (Psicóloga Clínica) e Carolina Jacques, da Família 3 e 1/2 (Educadora de infância, blogger e autora de livros) que pretende reflectir sobre o papel das artes e das escolas num mundo cada vez mais digital.