​EXPOSIÇÕES | “O percurso associativo dos arquitectos portugueses”

— 29.11.2018

A Secção Regional do Norte (OASRN) assinala os 20 anos de existência da Ordem dos Arquitectos com a inauguração da exposição "O percurso associativo dos Arquitectos portugueses", na próxima quinta-feira, 29 de novembro (18h).


São curadoras da mostra Ana Isabel Ribeiro e Cláudia Antunes.

A exposição propõe uma abordagem à história associativa dos Arquitectos portugueses e ao reconhecimento e valorização da profissão de arquitecto, do século XV ao século XXI.

Dados e documentos elucidam momentos fundamentais deste percurso: a fundação da Associação dos Arquitectos Civis Portugueses, em 1863; a criação, em 1902, da Sociedade dos Arquitectos Portugueses, no âmbito da qual é estabelecida a primeira delegação do Norte, com sede no Porto; a constituição, em 1933, do Sindicato Nacional dos Arquitectos por imposição legislativa decorrente da organização corporativa do Estado Novo; a reorganização do Sindicato após o 25 de Abril de 1974 que dá lugar à Associação dos Arquitectos Portugueses, em 1978.


Por fim, em 1998, é criada a Ordem dos Arquitectos. A aprovação deste projecto associativo e dos respectivos Estatutos viabilizam a concretização de antigas reivindicações das estruturas associativas dos Arquitectos portugueses, entre as quais, a de representar todos os arquitectos e de regular o exercício profissional.

A realidade portuguesa resultante da integração europeia e a crescente afirmação e implantação dos arquitectos na sociedade portuguesa, criaram novos desafios e exigências associativas às quais, a Ordem dos Arquitectos tem procurado responder no presente projectando as suas responsabilidades no futuro.