Arquitecto João Barros Matos (Atelier AR4) vence Concurso para o Museu de Peniche

— 29.05.2018


"Um projecto muito contido e algo sombrio de acordo com a natureza dramática do seu conteúdo central" - este um dos argumentos do júri do Concurso para a elaboração do projeto de arquitetura do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade na Fortaleza de Peniche usado para atribuir o primeiro lugar à proposta do Atelier AR4 e à equipa coordenada pelo arquitecto João Barros Matos.


Ainda segundo o júri, a proposta vencedora preserva "os valores arquitectónicos com interesse patrimonial e os que, sem interesse de formal, remetem para um muito significativo conteúdo, não deixando de se abrir a leituras mais contemporâneas consoantes com um maior futuro da liberdade e da democracia", lê-se no relatório.


Composto pelo arquiteto Alexandre Alves Costa (presidente), arquitecto João António Serra Herdade, arquitecto João Mendes Ribeiro, arquitecta Sofia Aleixo e o designer Henrique Cayatte, o Júri atribuiu o segundo lugar à proposta do atelier FSSMGN Arquitectos, Lda, que teve como arquitecta coordenadora Margarida Grácio Nunes e o terceiro lugar à candidatura do arquitecto Marcelo de Gouveia Cardia. Ao todo concorreram 22 propostas.


Promovido pela Direcção Geral do Património Cultural (DGPC) com a assessoria técnica da OASRS, o Concurso tem por objectivo levar à "recuperação, requalificação e valorização da Fortaleza de Peniche, Monumento Nacional na consciência coletiva nacional com vista ao fortalecimento do sentimento de identidade partilhada. Desde a sua construção, a história da Fortaleza está marcada por acontecimentos relevantes da história de Portugal, como a defesa da soberania nacional; as invasões napoleónicas; as lutas liberais; a opressão do regime fascista; e o acolhimento dos regressados das colónias portuguesas após o 25 de Abril de 1974".


Os trabalhos concorrentes estarão em exposição de 20 de junho a 20 de Agosto, no Museu de Arte Popular, em Lisboa. Esta mostra é uma organização conjunta da DGPC e da OASRS.


Toda a informação aqui