Catedrais em destaque na sessão Projectar na Batalha a 4 de Maio

— 21.04.2017

A 53.ª sessão do ciclo Projectar propõe uma viagem às origens do Românico, com uma visita à Abadia de Sainte Foy em Conques (França) e do Gótico, com a história da construção da Catedral de Colónia (Alemanha). Terá lugar no auditório (projecto do arquitecto Viana de Lima) do Mosteiro da Batalha no próximo dia 4 de Maio às 19h.



Ambos da série Architectures, o primeiro é dedicado à Abadia de Sainte Foy de Conques, e foi realizado por Stan Neumann em 2004: "A Abadia de Conques é uma das obras mais importantes construídas na França do século XI.

A Abadia de Conques é uma das obras mais importantes construídas na França do século XI. A sua coerência, a sua localização (uma pequena aldeia da antiga província de Rouergue fora dos grandes eixos de circulação medievais), o seu aspecto inovador e o seu estado de conservação fazem dela o melhor exemplo para abordar a arquitectura românica em França. Stan Neumann explora o edifício desmontando pelo caminho algumas ideias feitas a propósito da arte românica. Começando pela própria denominação, que é uma concepção intelectual do século XIX. Dito de outro modo: aqueles que construíram Conques não pensavam fazer arte românica, mas sim arquitectura contemporânea…"

O segundo documentário sobre a Catedral de Colónia, foi realizado por Richard Copans em 2012: "Começada em 1247, a Catedral de Colónia será concluída em 1880 após uma interrupção das obras que durará mais de 300 anos.

Atravessado por ogivas e arcobotantes, o filme explora o vocabulário arquitectónico do gótico e os seus processos construtivos. Revela os contributos da arquitectura de metal mais recente.
Mostra como esta catedral que encarna a unidade da Alemanha é ao mesmo tempo um arquétipo do gótico e um edifício do século XIX".

Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre mas limitadas à lotação do auditório do Mosteiro da Batalha, que está disponível para o efeito.


Apoio:

Mosteiro da Batalha


PROGRAMA:

4 de Maio, 19h

Auditório do Mosteiro da Batalha

"A Abadia de Sainte Foy de Conques" (2004, Stan Neumann, 25')

"A Catedral de Colónia" (2012, Richard Copans, 26')


Mais aqui